Sinopse: Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia.

Livro: A Terra das Sombras
Série: A Mediadora
Volume: #1
Autor: Meg Cabot
Gênero: Fantasia; Sobrenatural
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Ano de Publicação: 2004
Nota: 

A Terra das Sombras” é o primeiro livro da série “A Mediadora” da autora Meg Cabot. Essa resenha é totalmente livre de spoilers.

Eu já havia lido esse livro há alguns anos atrás, mas me lembrava vagamente da história. O que eu tinha lido era emprestado, então quando surgiu à oportunidade de trocá-lo no sebo não perdi tempo. Sem sombra de dúvidas essa é a minha série favorita da Meg Cabot.

Suzannah é uma adolescente nova-iorquina aparentemente normal. Apesar de seu gosto um tanto quanto peculiar: jaqueta de couro, jeans detonados e botas de combate. Que fazem sua mãe ter um ataque. Seu pai falecera alguns anos atrás e sua mãe casou-se novamente. Junto com o novo marido, foram acrescentados mais três novos meios-irmãos. E sua mãe trocou a cinzenta Nova Iorque pelas palmeiras da Califórnia.

Suzannah fica morando com sua avó em Nova Iorque até que sua mãe e Andy consigam uma vaga para ela na Missão – um colégio antigo e muito respeitado na cidade – mas ela tem problemas com prédios muito antigos. Porque casas velhas são assombradas. Ela já passou por muitos profissionais na área da saúde mental por conta disso, mas nada resolveu. Suzannah tem um dom, ela consegue ver e se comunicar com fantasmas. Ela é uma mediadora, o que a deixa sentindo-se na obrigação de ajuda-los a descansar em paz.

Quando chega à Califórnia, acredita que terá uns dias de paz e tranquilidade. Mas claro que não é isso o que acontece. Logo que chega a sua nova casa descobre que sua mãe nunca havia comentado que era um casarão antigo e que provavelmente haja fantasmas por ali. Mas Jesse, o fantasma de seu quarto é o menor de seus problemas. Para conseguir a vaga na escola, alguém precisou sair e não foi de um jeito tão legal. Agora ela precisa se adaptar a nova vida e aos novos desafios que a esperam na Missão.


Que saudades da escrita da Meg. Essa é a melhor série escrita por ela, como já tinha dito antes. Li o livro em poucas horas – como eu faço muitas pausas, a leitura demorou mais do que o esperado – mas dá para ler tranquilamente em questão de horas. É uma delícia. Os personagens são bem construídos, não tem todo aquele drama de protagonista bobinha. Há romance, mas esse não é o foco do livro. Existe muita amizade, não só pelos amigos novos que a Suze faz na escola, mas a amizade que os meio irmãos vem conquistando na vida dela. O amadurecimento dos personagens nessas relações são bem visíveis, tanto que antes ela chamava os meio irmãos de Mestre, Dunga e Soneca - anões da Branca de Neve - e no final já está chamando-os pelo nome real. O que me deixou meio perdida, por estar acostumada com os apelidos. É uma série fantástica!


20 Comentários

  1. Amo a série A Mediadora *o*

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii Rob, tudo bom? Sempre vejo muita gente falando bem dessa série, porém nunca me interessei em saber do que se tratava. Não fazia ideia de que a menina se comunicava com fantasmas kkkk parece ser bem legal.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rob, como vai? Só li dois livros da Meg Cabot (os dois de "All American Girl") e a escrita dela não me surpreendeu tanto assim, mas o enredo das histórias até que é bem legal. Sempre tive curiosidade de ler essa série, mas ainda não me surgiu uma oportunidade indispensável, então estou adiando por agora. Mas adorei a sua resenha, muito bem trabalhada, como sempre :) Ah, tagueei você na tag All I Want For Christmas, se quiser responder, eu ficaria muito feliz, haha. Beijo!

    http://eu-te-prometo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, já li alguns livros da autora, mas de uma série diferente. Ainda não sabia muito sobre essa.
    Gostei da resenha, a trama me pareceu interessante.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quuuuuuuuuuuuuuero ler. Adorei a resenha.
    O blog está lindo.
    Beijos.
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rob! Adorei essa parte dela chamar os meio irmãos por nomes de anões da Branca de Neve! Rs... deve ser meio estranho mesmo quando ela para com isso e passa a usar os nomes reais. Gostei muito de saber que os personagens são bem construídos e que dá pra ver amadurecimento durante a narrativa. Pena que o submarino agora só vende a edição econômica, vou ver se encontro as edições normais ou ebooks com um preço bom.

    Beijo!

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Rob. Td bem? Vou programar pra ler mais uma série da Meg. Dela, só li Ídolo Teen e a série O Diário da Princesa *-* Mas com certeza vou ler mais livros dela, começando por esse daí. Ficou sabendo que ela vem o Brasil? :o Bjs
    Folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. MEGLINDADIVAEUTEAMO! HSUAHSUAHSUAHSUa

    Eu sou SUPEEEER fã da Meg Cabot, mas tipo super meeesmo!
    Sou apaixonada pelos livros e pela escrita dela. Como eu gosto muito, acho que os livros da Heather Wells (tamanhos 42 e seus seguidores) se tornou minha série favorita dela. Mas A mediadora é incrivel! Li os 6 livros de uma unica vez (uma semana) e amei!!!! Já emprestei, já sugeri, enfim, amo!

    Adorei sua resenha!


    Beijinhos.
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu adoro essa série e não vejo a
    hora de sair o próximo livro. Li durante uma semana no ano passado nos coletivos da vida kk e passei vergonha rindo de algumas situações.
    Eu amo os personagens desse livro e acho que é muito difícil ler um livro onde todos os personagens são agradáveis. <3
    Senti um pouco falta do romance durante a serie mas ao mesmo tempo fiquei feliz por não ter muito, caso contrário não teria o mesmo impacto.
    Beijos; Feliz Natal.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  10. Oi Rob, tudo bem? Gosto muito dessa série, é tão fácil e gostosa de ler, e as situações que a Suze passa são demais. E nossa, como eu queria ter um fantasma como o Jesse no meu quarto.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  11. Esse é uma das séries que quero ler há tempos, mas que fico enrolando! Bom saber que o livro é curto e que lê-se rápido! Nunca li nenhum livro da Meg, mas o pessoal elogia bastante essa série.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  12. Oi Rob, tudo bem?

    Menina, eu PRECISO ler esse livro huahuahua saudades de ler algo da Meg! Gosto quando o romance não é o foco do livro. Adorei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Roberta.
    Nunca li nada da Meg, mas admito que essa série não me atrai, gosto de sobrenaturais, mas esse enredo não me convence mesmo com todas as opiniões positiva que leio sobre ele.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Olá Roberta, essa é uma das serie que eu quero ler em breve, parece ser muito boa e com essa trama cheia de elementos sobrenaturais e o fato de ser uma leitura leve de poucas horas ajuda bastante para ela entrar na minha listinha de desejados <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro e a série por ai, mas nunca parei para ler sobre a história e fiquei surpresa ao ver que eu gostei bastante da história, não tinha ligado o título do livro com a história, nem se passava na minha cabeça que a protagonista seria mediadora de fantasmas. Enfim, adorei a sua resenha, tentarei ler essa série algum dia, pois ela parece ser muito bacana oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu vi muitas resenhas positivas sobre essa série e estou curiosa para ler. Ainda mais que nunca li um livro da Meg e sou louca para ler. A capa é muito bonita e já anotei a dica e assim que puder vou comprar a série.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Rob,

    Já li muitos elogios à escrita da Meg cabot, eu estou louca para ler este livro, mas como gosto de ler um livro atrás do outro, quando se trata de trilogia, estou tentada a esperar todos saírem, até porque tenho muitos, mas muitos livros me esperando, isto é que dá comprar mais do que consegue ler ou será que tem livros legais demais no mercado e não resisto. Ok... ok... sou fraca para livros, é a minha única compulsão. hahahaha.
    Gostei demais da sua resenha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu preciso reler essa série, mas dessa vez em uma edição descente e não na vira-vira que eu tenho hahaha
    Adoro a relação de Suzannah com seus meio irmãos. E o Jesse <3
    mas vou dizer, no inicio eu nao gostava dele não hahaha ele foi me conquistanto aos poucos, até que não dava mais para voltar atras, me apaixonei!
    Sua resenha ficou ótima Rob =D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Muita gente comenta que Meg Cabot manda bem com seus livros, principalmente com essa série, mas até hoje não me interessei por nenhum, na verdade confesso que tem UM livro dela que me deixou curioso (e que agora não lembro o nome kk) mas enfim, esta série realmente não me chama a atenção, a não ser pelo fato de poder ser lida rapidamente e ser uma das suas favoritas e a melhor, na sua opinião, da autora.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  20. Eu comprei essa série numa promoção do Submarino que veio até com bolsinha, mas não peguei nenhum pra ler. Comprei no impulso, só lendo que era da Meg, aí depois fiquei sabendo que era sobre fantasma e meio que desanimei. Mas ainda pretendo ler, pois, assim como vc, muitas pessoas falam muito bem dos livros.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

• Bem vindos!
• Antes de comentar, leia a postagem.
• Estou aberta a críticas, elogios e sugestões. Porém, use o bom senso.
• Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu retribua a visita.
• Volte sempre!