Sinopse: Será que um vilão pode se recuperar? Gilly não se considerava exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega. Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Conto de Fadas, nas quais os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o Grande Lobo Mau e a malvada madrasta da Cinderela. Quando, porém ela faz amizade com alguns estudantes como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além da sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar? Descubra o lado B dos contos de fadas.

Livro: Escola de Vilões
Série: Escola de Vilões
Volume: #1
Autor: Jen Calonita
Gênero: Fantasia; Young Adult;
Páginas: 192
Editora: Única
Ano de publicação: 2015
Nota:




Eu e a minha paixão eterna por Young Adults! E por gostar muito desse gênero, chega a ser difícil fazer resenhas sobre ele, porque eu gosto muito. Ano passado adquiri o livro “Escola de Vilões” que já fazia parte do catálogo da Editora Única, na qual tinha parceria no ano de lançamento, mas que acabei não solicitando na época. Pois bem, o livro tinha tudo para me agradar e não foi bem isso que aconteceu.

Gilly, a protagonista, não me conquistou. Ela tinha todas as motivações necessárias para ser ladra, porém ela não era nada carismática. Ao contrário dos coadjuvantes que eram incríveis. Entenda que para você entrar no Reformatório Conto de Fadas, você deve ter feito algo de ruim. Então todos ali cometeram algum tipo de crime e precisam ser mudados. Mas Gilly continuava não me agradando.

Tudo o que ela não queria era ir para o reformatório, porque na cabeça dela, não tinha nada de errado roubar coisas perdidas de pessoas ricas. Gilly odeia aquele lugar e tenta fazer de tudo para sair de lá. Porém, nos bastidores é onde tudo acontece. Há uma batalha ganhando forma e todos parecem estar bem por fora disso. Gilly começa a perceber estranhos sinais e acaba comentando com Jax, um dos seus novos amigos.

Gilly demora para fazer amizades e a narração é arrastada, porque você quer saber mais sobre esse universo diferente criado pela autora e o foco continua sendo a motivação de Gilly em sair de lá. Quando as coisas começam a melhorar, a autora acelera a narração e você começa a ficar nervoso, porque faltam poucas páginas para que tudo acabe daquela maneira.

A narrativa foi lenta para mim e demorei para chegar até a metade do livro, porque eu cansei do mimimi da Gilly. Porém, depois disso fluiu tranquilamente. Tirando o fato da autora acelerar depois da página cem para que todos os fatos pudessem acontecer até o final do livro, claro. Os diálogos são engraçados, principalmente quando Jax está por perto. É ele quem dá leveza ao livro e não faz com que você desista de uma vez.

Os cenários são descritos, mas bem superficialmente. O que deixa o leitor querendo saber mais sobre o reformatório conto de fadas. Ele é apenas descrito, nunca explorado. Os personagens são bem rasos, sendo pouco trabalhados e desenvolvidos. Os professores, que são os vilões que conhecemos, também são pouco trabalhados. Queremos saber mais sobre eles e a narrativa fica na superficialidade, não é muito bem desenvolvida.

A revisão está bem boa, não encontrei nenhum tipo de erro na ortografia. A diagramação está sensacional e a editora caprichou muito nos detalhes do livro. Pena que isso não fez com que o livro passasse das estrelas que dei. Fui pesquisar mais sobre a autora e esse livro para descobrir se seria uma série ou não, acabei descobrindo que é sim uma série e espero que a Editora Única lance a continuação e que dessa vez a autora capriche mais nela.

Era um livro que tinha tudo para ser muito bom, pelo menos, mas por falta desse desenvolvimento mais profundo dos personagens, não que os deixasse complexo demais, mas pelo menos mais bem apresentados, seria o ideal. Faltou amadurecer os personagens adultos, não sei explicar. Faltou a magia dos contos de fadas.

17 Comentários

  1. Olá!
    Amei esta capa, mas quando li sua resenha já desanimei em lê-lo. Pois como você mesmo disse, tem que ter algo que nos desperte e nos chame a atenção, tem que ter aquela magia, e pelo que você citou aí, este livro deixou a desejar.
    Um beijo
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  2. Oi Rob, tudo bem ?
    Menina, comprei este livro e esperava muito, assim como você. Mas ao ler a sua resenha já me decepcionei e me arrependi de ter comprado. Uma pena mesmo.
    Gostei da sua sincera resenha.
    Beijos.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não tinha conhecimento da autora e nem do título resenhado, porém, pela sua opinião, o livro não agradou muito, certo? Espera-se que se a temática da obra é Young adult, o mínimo que seja é que os personagens precisam ser maduro, mas... As vezes nos frustamos mesmo com livros!
    Abs
    www.entrelinhaseafins.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A premissa é bem interessante, mas fiquei um pouco desanimada pelo fato de você ter se cansado do mimimi da personagem e isso tenha tornado a leitura bem lenta até cerca da metade do livro. Isso para mim é triste rsrs
    O que eu gostei de saber é sobre a diagramação que está bem detalhista e com certeza dá um toque a mais na obra.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  5. Adoro a capa desse livro, tinha muita vontade de lê-lo mas fui perdendo o interesse. Apesar de ter uma proposta legal ainda não me convenci. Adorei sua resenha. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro e estava louca para realizar a leitura, mas a sua resenha me deixou um pouco desmotivada. Não sei, acho que ainda lerei para tirar minhas próprias conclusões, mas certamente não irei priorizar essa leitura agora. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro e estava louca para realizar a leitura, mas a sua resenha me deixou um pouco desmotivada. Não sei, acho que ainda lerei para tirar minhas próprias conclusões, mas certamente não irei priorizar essa leitura agora. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Puxa, é uma pena que a trama não tenha sido muito bem desenvolvida porque a capa é linda e a premissa é bem instigante.
    É péssimo quando não nos conectamos com os personagens, né? E imagina, meio livro só de mimimi! Ah não, não dá.
    Embora seja difícil, espero mesmo que a autora melhore no segundo volume.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  9. A série Escola de Vilões é visivelmente para adolescentes, de forma geral, acho a ideia curiosa, mas não é algo que compraria. Pena que a narrativa não te prendeu, a personagem não agradou.

    ResponderExcluir
  10. Olá, li esse livro não faz muito tempo, e diferente de você, gostei bastante dele, mas achei muito curto, acredito que poderiam haver mais páginas para a história ser mais desenvolvida.

    ResponderExcluir
  11. Oie
    não sei se é um livro que leria mas muito legal sua dica, parece ser uma boa leitura para passar o tempo apesar dos pontos negativos ressaltados

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. As pessoas não falam muito bem desse livro, mas eu tenho uma vontade enorme de fazer a leitura. O gênero me agrada bastante e o enredo chamou muito a minha atenção.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Rob, sua linda, tudo bem?
    Eu estava tão empolgada para ler esse livro, porque achei o enredo super original. Já pensou uma escolha cujos os maiores vilões são os professores??? Que pena que a autora não desenvolveu esse universo e nem os personagens. Mesmo assim, ainda lerei o livro, mas agora sei o que encontrarei. Gostei muito da sua sinceridade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Tenho esse livro no meu kindle e não vejo a hora de realizar a leitura, mesmo sendo uma obra mais juvenil, tenho certeza que vou me divertir.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Já li algo da autora e realmente os personagens dela não costumam ter profundidades. Tenho curiosidade quanto ao enredo deste, gosto de livros que envolvam contos de fadas.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu achei essa edição linda, eu li e adorei, só achei que faltou algo mais, não sei dizer o que mas senti que deveria ter algo, espero que a continuação seja melhor.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, fiquei de bobs aqui, pois a ideia me parecia tão interessante e eu tenho maior vontade de ler (acho essa capa linda)...que droga né?

    ResponderExcluir

• Bem vindos!
• Antes de comentar, leia a postagem.
• Estou aberta a críticas, elogios e sugestões. Porém, use o bom senso.
• Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu retribua a visita.
• Volte sempre!