Sinopse: Abby e Jonah são irmãos e descobriram como entrar no mundo dos contos de fadas - e alterar os rumos de suas histórias! Desta vez, eles acabam no armário de casacos de um fabuloso castelo, bem na hora do baile, e lá está Cinderela. Tudo acontece como deveria ser: o príncipe resgata o sapatinho de cristal para seguir à procura da moça que o encantou, mas... Cinderela torce o pé - culpa de Abby e Jonah - e ele fica muito inchado. De jeito nenhum o sapatinho vai servir agora! Para piorar, a fada madrinha se recusa a ajudá-la e diz que Cinderela precisa assumir algumas responsabilidades se quer mesmo ter um final feliz. Mais uma vez, Jonah e Abby terão que consertar a história: decidem ajudar a gata borralheira a encontrar um emprego, e assim garantir a bênção da fada madrinha e a mão do belo príncipe em casamento.

Livro: Se o Sapatinho Servir
Série: Era Outra Vez
Volume: #2
Autor: Sarah Mlynowski
Gênero: Infantojuvenil; Releitura de Conto de Fadas;
Páginas: 176
Editora: Galera Júnior
Ano de Publicação: 2014
Nota: 


“A Mais Bela de Todas” é o primeiro livro da série “Era Outra Vez” da autora Sarah Mlynowski. Essa resenha é totalmente livre de spoilers, mas indico pular a sinopse.


Nessa segunda aventura de Abby e Jonah ainda estão fascinados pelo que aconteceu da primeira vez em que entraram pelo espelho e encontraram a Branca de Neve, desde então eles têm tentado de tudo para voltar nesse lugar mágico. Porém, parece que quanto mais eles tentam, menos eles conseguem.

Certo, vou contar o segredo. Já ouviu a expressão “Esperar sentado”? Minha avó diz isso o tempo todo. Significa que não adianta você esperar que algo aconteça, porque não vai acontecer. Mas, se não ficar esperando, acontece! Igual esperamos a ligação de um amigo e passamos o tempo todo encarando o telefone, torcendo para que ele toque. Não toca. Mas, se você sair para fazer o dever de casa, antes que perceba, seu amigo liga – oba! – e te interrompe (Página 16).

Mas ao invés de voltarem para a história da Branca de Neve, eles acabam indo parar no reino de Flom, onde mora a Cinderela, sua madrasta e suas irmãs malvadas. E então começa mais uma aventura, de fato. Os irmãos, com medo de estragarem a história original, tentam procurar o espelho que os levará de volta, mas o caminho não será tão fácil assim.

Após fugir do baile, Cinderela é seguida pelos irmãos, que buscam pelo espelho que os levará para casa. E então eles se conhecem e toda a trama acontece. A história original fica bagunçada quando Cinderela sofre um acidente e corre o risco de não se casar com o príncipe – isso só poderá acontecer, caso ela mostre que não precisa ser salva pelo príncipe encantado – é uma história com uma reviravolta incrível.

“Se o Sapatinho Servir” é um livro divertido e voltado para o público infantil ou para aqueles leitores que estão começando a se interessar pelo mundo dos livros. Ao mesmo tempo em que tem a fantasia, tem o mundo real também e os receios de uma criança de dez anos, como a falta dos pais em casa e a falta que eles fazem, principalmente no cuidado com os filhos.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela Abby, de um jeito bem leve e divertido. Ela sempre tenta ser mais racional possível, porém seus planos acabam acontecendo de jeitos diferentes, tornando a história mais real. A autora fez algumas mudanças nos personagens da história, combinando a fantasia com a nossa realidade.

Não adianta ir com grandes expectativas, afinal você não é o público alvo do livro. Mas isso não quer dizer que não possa dar uma chance à essa releitura bem engraçadinha. A autora Sarah Mlynowski nos surpreende conseguindo atingir públicos bem diferentes com a sua escrita leve e fluída. É o segundo livro da série que mistura contos de fadas com problemas modernos para ensinar as crianças a lidar com as situações do dia a dia. Esse segundo volume, as personagens femininas estão bem mais impoderadas.

Deixe um comentário

• Bem vindos!
• Antes de comentar, leia a postagem.
• Estou aberta a críticas, elogios e sugestões. Porém, use o bom senso.
• Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu retribua a visita.
• Volte sempre!