Título: Água para Elefantes
Título Original: Water for Elephants
Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Ano: 2007
Páginas: 272
Para saber mais: Skoob

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.


Água para Elefantes é um livro que até agora não consigo descrever o que senti por ele. Um misto de angústia, alegria e deslumbramento. Apesar de não gostar de circo – medo de palhaço é um dos motivos mais fortes para isso – sempre tive curiosidade em saber como era viver nesse ambiente.

Começamos com Jacob indo fazer uma prova importante para se tornar veterinário, ele já estava praticamente formado, só faltava essa prova para que ele pudesse trabalhar com isso, mas uma tragédia acaba interrompendo o seu sonho.

Ele acaba de perder seus pais e tudo o que possuía, pois ao estudar, seu pai acabou hipotecando todos os bens. Jacob não possui um lugar para morar e nem um emprego. E acaba indo parar em um circo itinerante e conseguindo um trabalho que ninguém gostaria de fazer.

E assim conhecemos o dia-a-dia do circo, uma realidade nada fácil e diversas vezes muito cruel. Jacob acaba subindo de cargo, por causa de sua formação como veterinário, ele passa a cuidar dos animais.

Há romance, intriga e muitos aspectos que me deixaram triste, principalmente em relação aos animais do circo. Jacob é um cara legal, mas acaba se encantando pelo intratável chefe do setor dos animais.

Você deve estar se perguntando o motivo do título desse livro ser sobre elefantes. Na verdade é apenas uma, Rosie. A elefanta que seria a salvação do circo e que era o segundo amor de Jacob. É um livro muito tocante e único.

Deixe um comentário

• Bem vindos!
• Antes de comentar, leia a postagem.
• Estou aberta a críticas, elogios e sugestões. Porém, use o bom senso.
• Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu retribua a visita.
• Volte sempre!